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A Psicomotricidade intervém sobre a expressão motora inadequada ou inadaptada associada a problemas de desenvolvimento ou maturação psicomotora, de comportamento, aprendizagem ou de âmbito psicoafetivo. Assim, a intervenção psicomotora incide sobre o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social, potenciando o processo de aprendizagem e autonomia da criança.

 

Principais Intervenções:

CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

  • Dificuldades de Aprendizagem dos processos simbólicos (leitura, escrita e aritmética);
  • Perturbações do neurodesenvolvimento (autismo, hiperatividade e défice de atenção, trissomia 21, outras síndromes genéticas);
  • Dificuldades na gestão dos processos de atenção (seleção, focalização e coordenação de estímulos);
  • Problemas de memória e percepção (identificação, discriminação e interpretação de estímulos visuais, auditivos ou táteis);
  • Problemas Emocionais (instabilidade emocional, baixa autoconfiança, baixa tolerância à frustração);
  • Problemas na autorregulação do comportamento (impulsividade, agitação, desinibição, agressividade, oposição);
  • Problemas em outras funções executivas (capacidade de planeamento, monitorização da própria ação, capacidade de síntese e análise);
  • Problemas Psicomotores (dificuldades na regulação tónica, no equilíbrio, na estruturação espácio-temporal, na lateralidade, na noção do corpo, na motricidade global, na motricidade fina manual e na óculo-motricidade).

 

CRIANÇAS EM MEIO PRÉ-ESCOLAR

  • Avaliação da aquisição dos padrões de desenvolvimento motor (agarrar, rastejar, sentar, andar, etc);
  • Deteção de posturas e movimentos atípicos;
  • Observação da capacidade de regulação tónica;
  • Avaliação da coordenação motora;
  • Acompanhamento e intervenção nas atividades relacionadas com a vida diária (vestir-se e despir-se, calçar-se, abotoar, higiene, etc...);
  • Intervenção na orientação espácio-temporal (noção do que está em cima/baixo, antes/depois, à frente/atrás, etc., noções essenciais no processo de aprendizagem);
  • Observação dos elementos da comunicação não verbal (existência de fuga do olhar, evitamento do toque, agressividade no contacto físico) ou verbal (atipicidades na aquisição da linguagem).

 

Articulação com outros sistemas e serviços

O Psicomotricista colabora diretamente com as Famílias, Professores, outros Terapeutas, Médico Pediatra e Médico de Família (e outras entidades relevantes na vida da criança).