CONSULTA DE PSICOLOGIA CLíNICA E DA SAÚDE
Na FisioMiranda a Psicologia é muito mais que orientar, encaminhar, apoiar, é sobretudo ESCUTAR, COMPREENDER o outro, sem julgar, ou criticar e com a mente “limpa” de preconceitos ou ideias pré-concebidas. Conquistar a empatia e a confiança do utente servem como ingredientes principais na obtenção do sucesso das consultas.
A escuta ativa, a empatia e a relação terapêutica entre o psicólogo e o cliente são alguns dos principais fator
es decisivos para o sucesso de uma intervenção psicológica, após a identificação e interpretação do problema pelo próprio paciente, e tendo como base, a sua motivação para a mudança. Todas as pessoas têm uma atitude participativa e decisiva que lhes permite lidar com os problemas do quotidiano, que serão apenas desenvolvidos e explorados pelo psicólogo.
Perante as problemáticas ou dificuldades apresentadas pelo paciente nas suas diferentes fases de vida: infância, adolescência ou idade adulta, utilizam-se diferentes estratégias, técnicas e meios de intervenção.
As primeiras consultas de psicologia na FisioMiranda são dedicadas à avaliação psicológica que permitirá compreender a problemática apresentada pela pessoa, tendo sempre em conta, os princípios éticos e deontológicos nomeadamente confidencialidade e sigilo profissional.
Principais Intervenções:
Crianças:
A criança de acordo com o seu nível de desenvolvimento, interpreta os diferentes acontecimentos da sua vida e apresenta diversas reações, sendo as mais comuns:
- Comportamentos de birra e negação;
- Desobediência (na escola ou em casa);
- Agressividade;
- Timidez e isolamento social;
- Atrasos de desenvolvimento;
- Medos
- Perturbações alimentares (bulimia ou anorexia);
- Desmotivação ou Insucesso escolar;
- Perturbações no desenvolvimento (hiperatividade, défice de atenção, dificuldades de aprendizagem).
Contudo, não é porque a criança apresenta algumas destas reações que obrigatoriamente terá um problema. Todas estas reações comportamentais têm de ser devidamente avaliadas com a criança e a família.
Adolescentes:
A adolescência caracteriza-se sobretudo pela procura da identidade pessoal, que é construída através de grandes transformações internas e externas.
O adolescente poderá ter dificuldade em conciliar todas estas mudanças, adotando muitas vezes comportamentos e sentimentos desajustados. O psicólogo poderá orientar neste processo de mudança, apoiando o adolescente (e a família) no restabelecimento do equilíbrio durante esta fase de vida.
Problemáticas frequentes:
- Problemas escolares;
- Dificuldades de atenção e concentração;
- Alterações significativas de comportamento (por ex.: mais reservado/recatado ou por outro lado mais extrovertido e rebelde);
- Alterações significativas de emoções e sentimentos (por ex.: choro frequente; depressão; irritabilidade e zanga);
- Alterações significativas no relacionamento com os outros (familiares e/ou pares);
- Alterações de sono;
- Alterações na alimentação;
- Consumo de drogas ou álcool;
- Indecisão vocacional (Orientação Vocacional).
Se considera que há uma mudança negativa no adolescente, que perturba o seu bem estar afetando o seu aproveitamento escolar e o seu dia-a-dia, a procura de acompanhamento psicólogo pode ser muito importante.
ADULTOS:
A fase adulta contempla um conjunto de papéis e funções que muitas vezes, provocam obstáculos difíceis de gerir.
A um adulto exige-se a capacidade de ser cuidador e de cumprir os diversos papéis aos quais se propõe, como pai/mãe, filho(a), profissional, amigo(a), esposo(a), colega.
Acontecimentos de vida como:
- Separação/divórcio,
- Desemprego,
- O luto (falecimento de alguém próximo),
- Problemas de saúde,
- Conflitos familiares
Tendem a desenvolver sentimentos difíceis de gerir, potenciando comportamentos desajustados que acabam por provocar diversas patologias:
- Depressão/Sintomas Depressivos
- Perturbação de Ansiedade
- Comportamentos aditivos(álcool/drogas);
- Fobias (Medos intensos e inexplicáveis);
- Perturbações Obsessivo-Compulsivas;