O que é a Massoterapia?
Consiste em diversas técnicas de massagem, sendo algumas delas massagem terapêutica, massagem desportiva, massagem de relaxamento, a drenagem linfática e a reflexologia podal. Os seus principais objetivos passam por ajudar a aliviar a dor muscular, aumentar a circulação sanguínea, aliviar o stress e proporcionar uma sensação de bem-estar através da massagem dos tecidos moles e de técnicas manuais associadas.
Pode, ser realizada a nível corporal completa (mais associada às massagens de relaxamento) ou localizada, se assim for, dependendo da região onde está a ser realizada, pode trazer benefícios específicos para o local em questão e deixo exemplos: nos pés, ajuda a aliviar a tensão e a dor após longas caminhadas; no rosto, ativa a circulação sanguínea e previne o envelhecimento precoce.
Salienta-se o papel da drenagem linfática manual, fundamental e eficaz para utentes com alterações do sistema linfático, mais propriamente com retenção de líquidos.
É, também, a técnica de massoterapia mais segura e importante no período pré-parto para as grávidas com retenção de líquidos e sensação de peso e cansaço nos membros inferiores, pois previne problemas circulatórios, alivia o stress, ajuda na eliminação de líquidos e das toxinas do organismo, melhora a nutrição e oxigenação das células e promove sensação de bem-estar, trazendo benefícios não só para a grávida, mas também para o bebé.
Quais os principais benefícios da Massoterapia?
Diminui a sensação de stress;
Alivia tensões e reduz a ansiedade;
Alivia dores musculares
Estimula a circulação sanguínea e aumenta o retorno venoso;
Contribui, para eliminar toxinas e resíduos metabólicos do organismo;
Diminui a insônia e melhora a qualidade do sono.