A Fisioterapia Avançada da FisioMiranda é definida como: o conjunto de técnicas de fisioterapia, em que a sua base está na utilização de uma agulha de acupuntura, para a aplicação de vários agentes físicos (calor ou eletricidade) e/ou mecânicos (mecanotransdução) de forma percutânea (através da pele), com o objectivo de actuar directamente sobre os tecidos com alterações neurofuncionais, promovendo um processo de evolução da sua função, potenciar a regeneração e reparação dos tecidos mais rápida e eficaz.
As técnicas de fisioterapia avançada de última geração que utilizamos são: Neuromodulação Percutânea Ecoguiada (NPE), Electrólise Percutánea Intratecidular (EPI) e Punção Seca (PS),
A aplicação destas técnicas percutâneas na FisioMiranda é feita através de ecografia (ecoguiado ou ecolocalizado) aumentando a precisão e segurança de todos os nossos procedimentos invasivos.
Todas estas técnicas são sempre elegidas sob uma fundamentação clínica baseado nas evidências e são um tratamento coadjuvante de outras estratégias terapêuticas em fisioterapia
Electrólise Percutânea Intratecidular (EPI)
É uma técnica de fisioterapia invasiva revolucionária, criada por Dr. José Manuel Sánchez, para o tratamento de tendinopatias, bursites, roturas musculares, cicatrizes aderidas, etc.
A EPI é uma técnica minimamente invasiva em que consiste em introduzir, através de uma agulha de acupuntura, uma corrente galvânica no tecido afectado. Através deste processo e mediante uma reação eleitoquímica (electrólise), estimula-se uma série de mecanismos de remodelação e regeneração do tecido patológico.
Neuromodulação Percutánea Ecoguiada (NMD)
É uma técnica de fisioterapia invasiva que consiste na colocação de agulhas de acupuntura, através de ecografia, em nervos periféricos, pontos motores musculares, entre outros locais relevantes. A partir deste pressuposto realiza-se estimulação elétrica de baixa ou média frequência procurando uma resposta sensível e/ou motora para estimular essa mesma região. O principal objectivo desta técnica é a redução da dor, restauração e/ou melhora da função do sistema nervoso (periférico, somático, autonómico, sensorial, motor e vascular).
Punção Seca (PS)
É uma técnica de fisioterapia invasiva que consiste na introdução de uma agulha de acupuntura, sem a introdução de qualquer substância, sobre o ponto gatilho miofascial, provocando assim a "desativação" do mesmo. O seu objetivo é provocar um efeito mecânico na zona onde se encontra o ponto gatilho para "desactivar-lo" e assim eliminar a dor provocada por ele.
É uma técnica dolorosa no momento em que se obtém uma resposta de espasmo local provocada pela passagem da agulha nesse ponto gatilho, a dor neste momento dura poucos segundos, mas podem perdurar por alguns dias (+++48h) após a sessão de punção seca.